O índice de contágio entre os mais novos e os mais velhos aumentou no Brasil.

Mesmo com tudo o que se sabe sobre o vírus HIV, causador da Aids, o Brasil ainda registra cerca de 40 mil novas infecções por ano, de acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids.

No dia 1 de dezembro, Dia Mundial de luta contra a Aids, há muito mais para se alertar do que comemorar.

O que é a AIDS

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), prioritariamente transmitida pela relação sexual sem proteção, continua sem cura, sem vacinas, e capaz de levar o indivíduo à morte caso não faça o tratamento devido.

Isto porque, como o próprio nome já diz, a doença ataca o seu sistema imunológico.

Na prática, o vírus vai danificando o sistema imunológico e começa a interferir gravemente na habilidade do organismo de lutar contra os invasores que causam doenças.

Isso também é agravado pelo fato dele deixar a pessoa mais propícia a infecções oportunistas.

Uma simples gripe pode evoluir gradativamente a ponto de se tornar algo muito grave.

Por isso que ninguém morre de Aids, e sim em decorrência de alguma infecção ou agravamento da mesma adquirida a partir da aquisição da doença.

Os números assustam no Brasil

Ainda de acordo com a pesquisa que abre esta matéria, os números mostram que aumentou a quantidade de jovens, na faixa de 15 aos 24 anos que contraíram o HIV.

Segundo a Unaids, cerca de 35% das 4.500 novas infecções que acontecem, ocorrem nessa faixa etária.

Outra faixa que cresceu foi a de idosos com a doença. Apenas no Estado de São Paulo, 40% a mais de idosos foram contaminado em 2017, o que indica que uma parcela considerável de pessoas acima dos 50 anos não está tomando os cuidados preventivos corretos.

Como o HIV é transmitido?

 

O HIV é transmitido principalmente por relações sexuais (vaginais, anais ou orais) desprotegidas.

Mas também existem outras formas de se contrair a infecção. Como, por exemplo, através do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas com sangue.

Transfusão de sangue também pode ser uma forma de contágio, apesar de ser rara.

E temos ainda a chamada transmissão vertical, que é quando a mãe passa para o filho na gestação, amamentação e principalmente no momento do parto.

Com acompanhamento, tudo isso pode ser evitado.

Mas, uma vez que ocorre o contágio, a infecção pelo HIV evolui para Aids quando a pessoa não é tratada.

Sua imunidade diminui ao longo do tempo, o vírus se multiplica e ataca as células de defesa do corpo.

Para impedir essa evolução, o tratamento antirretroviral barra a progressão da doença para aids.

Porque o HIV e a AIDS não tem cura?


Se essa infecção foi descoberta há tantos anos, como pode ser possível que a medicina ainda não encontrou uma forma de combatê-la?

O vírus HIV replica-se de formas diferentes, por isso medicamentos que prometem conseguir acabar com a sua replicação deixam de ter efeito.

O vírus se adapta dentro do corpo da pessoa infectada, podendo assumir comportamentos diferentes de disseminação.

Como se prevenir do vírus HIV e a AIDS?

 

Com todas essas dificuldades, nunca é informação demais saber como evitar a infecção da doença.

Para que você não seja contaminado com o vírus HIV e isso não evolua para a Aids, é recomendado que assuma alguns hábitos de proteção.

 

  • Use camisinha, masculina ou feminina, em todo e qualquer contato sexual, inclusive durante o sexo oral. Sim, você precisa se proteger inclusive se não existir penetração. Só por tomar essa medida você pode reduzir o risco de ser contaminado em mais de 95%;

 

  • Não compartilhe seringas usadas;

 

  • Não tenha contato com o sangue ou secreções de outra pessoa. Não presuma que alguém não está infectado, já que qualquer pessoa pode estar;

 

  • Faça exames periódicos da sua saúde, isso te permite identificar e tratar qualquer doença sexualmente transmissível adquirida. Saiba que elas aumentam o risco de contaminação com o vírus HIV.

 

  • Se você já é contaminado pelo HIV também deve tomar esses cuidados, uma vez que é necessário evitar ser mais uma vez contaminado, dessa vez com outro tipo do vírus HIV. Casais contaminados também só podem praticar sexo entre si de camisinha, já que a recontaminação por subtipos virais podem dificultar o controle da carga viral.

Apesar de ser perfeitamente possível viver com a doença hoje em dia e também ter qualidade de vida, o ideal é nunca deixar esses cuidados de lado.

Aproveite o Dia Mundial contra a AIDS para se informar mais ainda sobre a doença e evitar ao máximo sua exposição aos riscos.

O site de Acompanhantes Gata Gold é totalmente a favor do sexo praticado com segurança e cuidado. Toda prevenção é válida, justa e aceitável. Cuide-se. Sexo com segurança e respeito, acima de tudo.

Categorias: Saúde

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *